Promoção dos "Open Systems" pelo PUUG

Primeira Convenção UNIX

Uma das mais importantes funções do PUUG era a promoção dos sistemas abertos e do seu principal representante na altura, o sistema UNIX. Por isso uma das primeiras actividades do PUUG consistiu em lançar a Primeira Convenção UNIX que teve lugar em Fevereiro de 1990.


O palco e a assistência


Imagens da abertura e do presidente do EUUG a intervir


Speakers, organizadores e convidados durante o almoço


Alguns dos vários standas da exposição


A Comissão executiva do PUUG e os voluntários da organização

No final da Convenção, com os resultados dos apoios, a comissão executiva decide colocar no correio a encomenda do primeiro Cisco para lançar a rede do PUUG.

Promoção dos protocolos abertos e do TCP/IP



Uma outra atividade relevante do PUUG foi a promoção dos protocolos dos sistemas abertos e, portanto, também das comunicações com base em TCP/IP. O PUUG promoveu diversos cursos sobre protocolos abertos do Unix e o TCP/IP em 1991. Estes foram seguidos de reedições semelhantes em 1992 e 1993 .

Promoção da rede EUnet Portugal / PUUG

Esta intensa atividade de organização de cursos pssava-se em paralelo com a organização e montagem da rede EUnet Portugal / PUUG que permitia aos associados o acesso à Internet. A fotografia à esquerda mostra o POP de Lisboa da rede EUnet Portugal / PUUG em 1995, altura em que esta frente de trabalho do PUUG atingiu o seu ponto mais alto. Esta divulgação fez-se por vários meios, incluindo um stand do PUUG na feira de tecnologias de informação portuguesa Inforpor 1993. O cartaz de divulgação e presente no stand está aqui disponível. O stand está representado na fotografia à direita. Foi nesta exposição que o deputado José Magalhães conheceu o PUUG e a Internet Portuguesa, esta última ainda uma bébé. Este artigo do jornal o Público faz referência ao papel da associação nos primeiros tempos da Internet portuguesa.

Promoção de outros sistemas abertos

O PUUG promoveu igualmente inúmeras intervenções públicas para discussão de sistemas abertos e sua comparação com sistemas proprietários com funcionalidades equivalentes. Em 1992 promoveu um debate sobre sistemas de gestão de bases de dados. Em Maio do mesmo ano promoveu igualmente um conjunto de foruns sobre sistemas abertos em Lisboa. Em 1993 promoveu um debate sobre Online Transaction Processing Monitors. Esta promoção desenrolava-se em paralelo com a atividade que a Europen desenvolvia a nível europeu, como por exemplo este congresso que teve lugar em Tromso na Noruega em 1991.

Para nos contactar

Endereço do PUUG:
Direção do Grupo Português de Utilizadores de Sistemas Unix
Departamento de Informática da FCT/UNL
Campus da Caparica
2829-516 Monte da Caparica
Portugal

direcao at puug.eu