Os Primeiros Passos da Associação PUUG

O Nascimento

O primeiro comunicado da comissão instaladora do PUUG data de 10 de Maio de 1989. Esta comissão tratou de legalizar a associação tratando da sua escritura pública e registando os seus estatutos.

No dia 2 de Junho de 1989 teve lugar a primeira primeira assembleia geral do PUUG. Esta assembleia ainda era convocada pela comissão instaladora e destinava-se a promover também a eleição da primeira direção. Os primeiros corpos gerentes foram então eleitos. A esta assembelia seguiu-se uma outra assembleia em 14 de Novembro do mesmo ano. As duas faces do boletim de isncrição estão disponíveis aqui e aqui. O boletim de inscrição foi tendo diversas evoluções. As versões usadas em anos seguintes estão também disponíveis: esta é a de 1992 , esta é a de 1993 e ainda esta é a de 1995.

O aúncio do nascimento do PUUG foi publicado pelo EUUG - European Unix Users Groups e também pela revista Unix Computer World. Está também disponível o relatório da comissão executiva 1989 / 1990. Existem outras referências na imprensa como por exemplo esta de 1991 e também esta de 1993.

OpenScript

Em 1991 o PUUG iniciou a publicação de um pequeno folheto com notícias para os associados chamado "OpenScript". As versões editadas em 1991 foram o OpenScript n. 0, OpenScript n. 1 e OpenScript n. 2.

Aderentes

Durante a sua existência, o PUUG teve inúmeros aderentes. As primeiras adesões foram realizadas via a associação EUUG - European Unix Users Groups pois não era possível receber associados antes de a associação existir. De seguida foram recebidos inúmeros associados, nomeadamente cerca de 270 até 1996.

Continuação

Mais tarde o EUUG mudou de designação para Europen e o PUUG formalizou a sua adesão à nova associação europeia de promoção dos Open Systems.

Para nos contactar

Endereço do PUUG:
Direção do Grupo Português de Utilizadores de Sistemas Unix
Departamento de Informática da FCT/UNL
Campus da Caparica
2829-516 Monte da Caparica
Portugal

direcao at puug.eu